sábado, 31 de dezembro de 2011

Harmonia das Cores: Análoga, Complementar e por Temperatura


Todos os dias, logo que acordamos, fazemos combinações variadíssimas de cores – desde a roupa que vestimos, até a roupa de cama que escolhemos para nosso quarto e as cores da mesa no momento das refeições. Muitas vezes, fazemos isso instintivamente, por intuição e bom-senso, até mesmo sem nos darmos conta.

 Hoje, você vai conhecer mais três formas de harmonia:

Harmonia Análoga


Na harmonia análoga, uma cor primária é combinada com outras duas cores adjacentes a ela no círculo das cores. Na foto acima, podemos ver o azul (cor primária), o lilás e o verdinho-claro, em pleno equilíbrio, com a predominância do verde. O ambiente fica bonito e leve, com as cores e tons combinando entre si.

Harmonia por Temperatura

Uma das harmonias mais intuitivas é a por temperatura, que combina tons e diferentes cores do mesmo grupo: os frios com os frios e os quentes com os quentes. A foto acima traz um ambiente com cores frias predominantes, uma escolha completamente adequada para um quarto. Tais cores, como já vimos, transmitem tranquilidade e calma.

Nesta outra, podemos notar dois ambientes dominados por cores quentes, como o amarelo e o vermelho. Com uma boa distribuição, a composição não ficou pesada nem teve excesso de informação. O segredo para o equilíbrio nestes dois casos está no uso de cores neutras (branca e preta), dando uma quebrada nas tonalidades fortes.

Harmonia Complementar

É o uso de cores completamente opostas no círculo cromático, como é o caso do laranja e azul da foto acima. A combinação fica rica e bonita, com cores vivas e expressivas. Na foto abaixo, a combinação do vermelho com verde também fica superbacana. O legal dessa harmonia é explorar bastante as cores que, a princípio, não ficariam bem juntas, mas que, com alterações de tonalidade e disposição, encaixam-se perfeitamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...