sábado, 31 de dezembro de 2011

Harmonia das Cores: Análoga, Complementar e por Temperatura


Todos os dias, logo que acordamos, fazemos combinações variadíssimas de cores – desde a roupa que vestimos, até a roupa de cama que escolhemos para nosso quarto e as cores da mesa no momento das refeições. Muitas vezes, fazemos isso instintivamente, por intuição e bom-senso, até mesmo sem nos darmos conta.

 Hoje, você vai conhecer mais três formas de harmonia:

Harmonia Análoga


Na harmonia análoga, uma cor primária é combinada com outras duas cores adjacentes a ela no círculo das cores. Na foto acima, podemos ver o azul (cor primária), o lilás e o verdinho-claro, em pleno equilíbrio, com a predominância do verde. O ambiente fica bonito e leve, com as cores e tons combinando entre si.

Harmonia por Temperatura

Uma das harmonias mais intuitivas é a por temperatura, que combina tons e diferentes cores do mesmo grupo: os frios com os frios e os quentes com os quentes. A foto acima traz um ambiente com cores frias predominantes, uma escolha completamente adequada para um quarto. Tais cores, como já vimos, transmitem tranquilidade e calma.

Nesta outra, podemos notar dois ambientes dominados por cores quentes, como o amarelo e o vermelho. Com uma boa distribuição, a composição não ficou pesada nem teve excesso de informação. O segredo para o equilíbrio nestes dois casos está no uso de cores neutras (branca e preta), dando uma quebrada nas tonalidades fortes.

Harmonia Complementar

É o uso de cores completamente opostas no círculo cromático, como é o caso do laranja e azul da foto acima. A combinação fica rica e bonita, com cores vivas e expressivas. Na foto abaixo, a combinação do vermelho com verde também fica superbacana. O legal dessa harmonia é explorar bastante as cores que, a princípio, não ficariam bem juntas, mas que, com alterações de tonalidade e disposição, encaixam-se perfeitamente.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Casa sempre em ordem em 2012

Por coral

Final de ano está chegando e não tem nada melhor que começar uma nova etapa com a casa em ordem. Quem já assistiu ao seriado Friends sabe que a personagem Mônica (Courteney Cox) é fanática por organização. Que tal se inspirar nela para arrumar a casa? Mas, olha, não é preciso ser radical, nem ter uma máquina de etiqueta (sim, a Mônica tinha uma) para que tudo ocupe o seu devido lugar. Basta seguir algumas dicas que selecionamos do livro Organize-se, de Donna Smallin:
1. Faça hoje o que tem de ser feito hoje;
2. Não deixe de lado, guarde;
3. Estabeleça regras domésticas para todos;
4. Todo dia é dia de arrumação;
5. Torne fácil a arrumação;
6. Escreva listas de coisas a fazer;
7. Determine limites para as bugigangas;
8. Compre menos;
9. Diminua as pilhas de papéis;
10. Sempre que comprar uma coisa nova, dispense outra.
E então, prontos para colocar ordem na casa? Comece hoje! Tenha um bom fim de semana!
Mônica, a rainha da organização

Pintura - Por onde começar ?

A Decisão

Quando vamos pintar devemos ter em mente que a pintura protege (exterior) e embeleza (interior) os objetos, portanto é pensando também nestas características que se fará a escolha da pintura .

Para isto temos de saber:
a ) Escolher uma cor é sempre difícil... tenha em mente que elas afetam o nosso humor e de nossa família.
Cores como amarelo, laranja e vermelho são cores quentes e muito vibrantes.
O verde, azul e púrpura são frias e calmas.
Pense se a parede, o quarto, etc. que você pretende pintar recebe muito calor ( use cores frias) ou ao contrario, muito frio (adote cores quentes).
Não esqueça, quanto mais claras as cores, menos energia elétrica você gastará. A a luz do dia iluminará melhor e por mais tempo.
b ) Qual é o tipo de material a ser pintado... (madeira, concreto, gesso, tijolo, massa, etc.).
c ) Como está este material... ( quebrado, arranhado, muito danificado).
d ) As condições do ambiente... (sol, umidade, calor, luminosidade).
e ) Como queremos que fique... (brilhante, neutro, opaco).
f ) Defina o material a ser usado e os custos.

Pintura bonita e com qualidade começa com o preparo da parede

Alguns dos problemas apresentados depois de uma pintura nem sempre são culpa da tinta de má qualidade.
Às vezes, uma parede descascada, um bolor ou a deterioração rápida da tinta podem ser resultados da pintura em parede que não foi adequadamente preparada.

Sem esse cuidado, pouca cobertura e baixo rendimento estão entre os problemas que podem 'pintar' depois de se ter gastado horas passando demãos de tinta, escolhendo produtos e outros materiais. Alguns deles podem ser corrigidos por quem vai aplicar a tinta.
Outros, de caráter mais técnico, como paredes com rachaduras profundas, pedem o trabalho de um pedreiro profissional.

Para ter garantia de que esses problemas não vão aparecer, é bom levar em conta os tipos de resina, pigmentos, aditivos e solventes que compõem a formulação da tinta.
Contudo, por melhor que seja o produto, se a parede não estiver protegida contra sujeira, umidade, rachaduras ou resíduos da tinta velha, pintar a residência será um investimento sem retorno.

Pintar um ambiente na ordem correta economiza tempo e dinheiro

1. Comece pelo teto;
2. Paredes;
3. Portas;
4. Janelas
5. E finalmente pinte o rodapé.
 
Já na escolha dos pincéis, prefira sempre os de boa qualidade, pois garantem melhores resultados.
A qualidade do pincel tem um efeito direto na qualidade do acabamento e na facilidade com a qual a tinta é controlada e aplicada.

Os pincéis, também conhecidos como trinchas, podem ser encontrados de vários tamanhos e cores:
- Cerdas escuras - indicados para aplicação de tintas a base de solvente como os esmaltes, tintas óleo e vernizes.
- Cerdas grisalhas - indicados para aplicação de tintas à base de água como as tintas acrílicas.
Sendo que o tamanho do pincel varia de acordo com a área a ser pintada.
Vai começar a pintar e quer saber quais cuidados são necessários com os móveis e objetos de decoração? Então, este post é tudo o que você precisa. Bom, antes das primeiras pinceladas, os móveis devem ser reunidos no centro do ambiente e cobertos com lona plástica ou lençóis velhos. Objetos de decoração, como quadros e cortinas, tem de ser removidos.
Interruptores e tomadas precisam ser protegidos com fita crepe e seus espelhos retirados. Os rodapés também exigem a fita. Para proteger o piso, é necessário criar uma faixa com jornal (a largura de uma folha, normalmente, é suficiente). Portas, batentes e janelas também merecem atenção. Quando for pintar o teto, o ideal é que os móveis sejam tirados do local e o piso totalmente coberto com lona plástica. Mas, se mesmo com todo esse cuidado ainda cair algum pinguinho sobre móveis ou chão, a limpeza da superfície precisa ser feita imediatamente com pano úmido, antes da secagem da tinta.

Tangerine tango’ é a cor Pantone de 2012


A Pantone elegeu a Tangerine Tango como a cor do ano de 2012. Popular na indústria da moda e dos cosméticos, e cada vez mais usada em projetos de decoração, ela é descrita pela empresa como um “um laranja avermelhado e espirituoso”, que dá “o impulso de energia que precisamos para recarregar as baterias e seguir em frente”.
“Reminiscente das matizes de um pôr do sol radiante, a cor combina a vivacidade e a adrenalina do vermelho com a simpatia e o calor do amarelo, formando um tom magnético de alta visibilidade”, esclarece Leatrice Eiseman, diretora-executiva do Pantone Color Institute.
Cítrica, a cor é descrita por ela como “sofisticada, e ao mesmo tempo dramática e sedutora”. No design de interiores, a cor vai bem em composições onde predominam os tons suaves, ou também em ambientes com matizes escuros.



Vermelho-alaranjado é eleita a cor de 2012

Casal dançando tango
Ao longo dos últimos anos, o laranja tem crescido em popularidade e aceitação entre designers e consumidores
São Paulo - A Pantone, autoridade internacional da cor anunciou Tangerine Tango, um tom vivaz e atraente, como a cor de 2012. "Sofisticado, mas ao mesmo tempo dramático e sedutor, Tangerine Tango é um laranja com muita profundidade", disse Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute.
"Evocando as sombras radiantes de um por do sol, Tangerine Tango combina a vivacidade e a adrenalina do vermelho com a simpatia e o calor do amarelo, para formar uma cor magnética que emana calor e energia".

Ao longo dos últimos anos, o laranja tem crescido em popularidade e aceitação entre designers e consumidores. A cor está sendo usada na coleção de primavera de marcas como Tommy Hilfiger, Nanette Lepore, Cynthia Steffe por Shaun Kearney, Elie Tahari e Vittadini Adrienne, indicando que o tom tradicionalmente outonal deverá mesmo virar moda.

Até nas maquiagens e cosméticos o laranja começa a aparecer: uma cor de sombra inesperada no olho, Tangerine Tango é um oposto complementar que prepara olhos azuis ou verdes. Quando emparelhado com olhos castanhos, ela traz um elenco de âmbar.

Tangerine Tango na decoração de interiores

Nos ambientes da casa o vermelho-alaranjado vem energizar os espaços. Almofadas, colchas e acessórios de mesa nesta tonalidade de alto impacto adicionam vida a todo ambiente. Uma dica é pintar uma parede da cozinha, hall de entrada ou corredor com o tom para trazer dinamismo e energia para casa. Ou ainda, adotar a cor em aparelhos eletrônicos e pessoais.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Combine as cores para 2012


Você conhece alguém que não goste de receber um toque de cor?
 Sejam as mais discretas, mais chamativas, mais neutras, mais frias… não importa!
 Todo mundo adora coisas coloridas, e alegres, né?!
Aqui  a gente também é apaixonado por uma corzinha.
Por isso mesmo, todo nosso Timmme se empolgou quando a Coral contou pra gente do Colour Futures.
O Colour Futures é um projeto que indica pra gente que quer decorar nossa própria casa quais são as cores tendência do ano. É o resultado de projetos de pesquisa internacionais da Coral somados a muita dedicação do pessoal da equipe deles. Bacaníssimo, né?!
Quem consultar o Colour Futures para 2012 já vai encontrar uma superdica por lá: a cor do ano, aquela que promete ser sucesso por todo 2012.
 O nome dela?! Chá dançante!

É um vermelho vivo, ruborizado, intenso… lindo! Uma cor que transmite extravagância e seriedade com dinamismo e suavidade. Segundo a Coral, esse tom vivo nos lembra que devemos abrir nossa mente pra novas idéias em nossa vida. Que tal fazer isso na decoração?


Esse home office, por exemplo, já está super antenado na tendência. Olha só: móveis brancos com linhas modernas e ousadas, simplicidade, praticidade e essa cor linda de viver na parede. Apaixonante, vai dizer?!


Já nossas leitoras que gostam de ambientes mais clássicos e refinados vão descobrir nessa sala que também podem aproveitar essa tendência decorativa. Afinal, ela não tá superinspiradora?! Ah, nós amamos o detalhe do relógio em forma de casinha ali em cima do sofá – uma graça!


E o que dizer dessa sala animadíssima?! Ai, que vontade de morar dentro dessa foto! A gente aqui ainda não sabe se gosta mais dessa luminária toda diferente, dessa estante decoradíssima, desses quadrinhos muito bem selecionados, das letras na decoração… Tudo lindo, lindo, lindo!
E pras nossas fãs de carteirinha de uma boa sugestão de artesanato, não se preocupe: nós não esquecemos nunquinha de vocês.
 Olha só a sugestão do dia que tem a cor que é a cara de 2012 e muita inspiração:


Fonte: Pinterest
Uma fofura que todo mundo pode fazer pro seu lar!
Viu quanta coisa bonita dá pra fazer com esse Chá Dançante? Vendo uma cor linda assim sendo tendência a gente só tem uma certeza: esse é um ano que tem tudinho pra dar certo, hein?!
E não se esqueça de contar pra gente aqui na caixa de comentários o que você achou da cor desse ano que promete, hein?!

Tendências de cores para 2012

A cada ano, a pesquisa Colour Futures, realizada pelo grupo AkzoNobel, apresenta as principais tendências do mundo das cores. Segundo a última pesquisa, “possibilidades” é conceito que irá invadir o ano de 2012.
Foto: Reprodução / Colour Futures 12
Foto: Reprodução / Colour Futures 12

Chá Dançante da Coral foi a cor eleita para provar isto. O tom, que pertencente à família dos vermelhos, oferece diversas possibilidades de uso e remete ao pensamento de ir além das soluções óbvias e simplistas. Trata-se de uma cor robusta e quente, porém muito charmosa. Dinâmica e suave, esta cor é perfeita tanto para a parede principal do ambiente, quanto para pequenos toques na decoração.
Dentro, ainda, do conceito guarda-chuva de “possibilidades”, a pesquisa também apresentou cinco temas que traduzem  paletas de cores superdiferentes. Confira:

Mistura delicada




Foto: Reprodução / Colour Futures 12
Foto: Reprodução / Colour Futures 12


Objetivo: oferecer calma e tranquilidade visual, exaltando a mente e aquietando a alma.
Paleta: tons neutros frios e elegantes, tons de caramelo quente e luxuosos, corais avermelhados e rosa tom-de-pele acompanhados por nuances de ferro batido, aço, concreto polido, entre outros.


Uma pequena semente
Foto: Reprodução / Colour Futures 12
Foto: Reprodução / Colour Futures 12
Objetivo: trazer a natureza para dentro de casa.
Paleta: inspirados no princípio da fotossíntese, as cores são compostas por verdes aguados, tons de nuvens de chuva e tons pastel frescos. Somam-se a eles cores escuras – como a cor da terra.


Meu diário




Foto: Reprodução / Colour Futures 12
Foto: Reprodução / Colour Futures 12



Objetivo: compartilhar nossa vida com os outros. A cultura de “mostrar quem sou eu” (como o que as pessoas fazem em redes sociais) deve também invadir a decoração. A ideia é que a pessoa decore a casa com elementos de nostalgia particulares e objetos com significados pessoais.
Paleta: as cores são modernas, mas ligeiramente degradadas. Toques de papel pardo e vários tons pastel alegres e amadurecidos compõem esta cartela.

Mundos diferentes




Foto: Reprodução / Colour Futures 12 
Foto: Reprodução / Colour Futures 12



Objetivo: o virtual e o surreal devem cada vez mais fazer parte de nossas vidas. De um ponto de vista visual e gráfico, alguns efeitos como “ilusão de ótica” voltam à tona na decoração.
Paleta: o leque de cores aborda desde o surreal até o concreto, exibindo azuis, verdes e vermelhos brilhantes, que recebem contraste de tons pastel etéreos e translúcidos.

Heróis redescobertos




Foto: Reprodução / Colour Futures 12
Foto: Reprodução / Colour Futures 12



Objetivo: este tema revela um novo olhar ao que está a nossa volta, permitindo redescobrir novas possibilidades de decoração nos lugares mais improváveis, como prédios antigos e abandonados.
Paleta: cores inspirada pelas qualidades realistas e práticas da herança industrial. Tons como azul índigo, neutros fabris, tons de ferrugem, além de nuances de arame e portas metálicas. Somadas a tons de cinza de motores e de concreto.


Pintura e Art

Pintura de casas e apartamentos, muros, fachadas residênciais, comerciais e prediais. 
 Grafiato, textura e etc.
"Solicite um orçamento sem compromisso! "


Tel: (31) 3495-8243 / 87982350 ISAC

(31) 8562-6929 LEANDRO
e-mail: pinturaeart@hotmail.com
Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=ls&uid=14080284157225419847
Facebook:
http://www.facebook.com/pages/Pintura-e-Art/141941799242429
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...